favicon

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA): Como a Fonoaudiologia pode ajudar?

Por Fga. Roberta Agra

Nessa doença, as células nervosas se fragmentam, o que reduz a funcionalidade dos músculos aos quais dão suporte. Sua causa é desconhecida. O principal sintoma é a fraqueza muscular. Medicação e terapia podem retardar a ELA (esclerose lateral amiotrófica) e reduzir o desconforto, mas não há cura.

 

Os principais sintomas das doenças degenerativas são:

• perda gradual de força e coordenação muscular;
• incapacidade de realizar tarefas rotineiras como subir escada, andar e levantar;
• dificuldade de falar, respirar e engolir;
• engasgar com facilidade;

 

Como a Fonoaudiologia pode ajudar?

O fonoaudiólogo desempenha um papel importntíssimo no tratamento de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). atuando na prevenção, avaliação e diagnóstico, bem como na terapia . Quando se trata de pacientes com ELA, a fraqueza muscular é um sintoma comum, afetando a mastigação, deglutição, voz e fala. O fonoaudiólogo intervém com estratégias compensatórias, exercícios miofuncionais, respiratórios e manobras de deglutição. Além disso, o profissional orienta na escolha dos alimentos e sua consistência, controle de fadiga e promove a comunicação funcional.

 

Entre em contato conosco para maiores informações pelo WhatsApp: (24) 98106-6370.

 

#Fonoaudiologia #Fonoaudiologista #SaudeDaFala #TerapiaFonoaudiologica #ReabilitaçãoAuditiva #FonoaudiologiaPetropolis #ela #escleroselateralamiotrófica

Voltar ao Topo