favicon

Quando devo ir ao fonoaudiólogo?

Por Fga. Roberta Agra

– Problemas de Deglutição
A disfagia é a dificuldade que o ser humano apresenta para deglutir. O fonoaudiólogo, por meio de exercícios respiratórios e articulatórios, consegue recuperar a tonicidade e elasticidade da musculatura, facilitando a passagem de alimento.

 

– Rouquidão
Apresentar voz rouca com frequência é um bom motivo para procurar um fonoaudiólogo. Esta rouquidão pode ser indício do esforço exagerado ao falar, ou respiração inadequada. O tratamento é feito com exercícios para melhorar a capacidade de impostar a voz, por meio de respiração, ressonância, altura, intensidade e ritmo.

 

–Distúrbios na leitura e escrita
A dislexia é a dificuldade que é apresentada , com muitas trocas e omissões de grafemas. Por meio de exercícios psicomotores e auditivos, o fonoaudiólogo ajuda o paciente a lidar com essas dificuldades. Outro ponto importante é a orientação à família e aos professores, já que esses distúrbios podem afetar a autoestima da criança.

 

– Problemas de fala
O processo de aquisição da linguagem acontece por etapas. Primeiro a criança balbucia, depois fala algumas palavras, monta frases, pronuncia todos os sons corretamente, e assim por diante. Não ocorre de um dia para o outro.

Voltar ao Topo